Dizem que o conteúdo de um sonho só é realmente interessante para a pessoa que o sonhou, e qualquer um que tenha tido que ouvir a brincadeira de seu amigo divagando sobre seu “sonho louco” sabe do que estamos falando. 

Às vezes, os sonhos estão tão distantes da realidade que se tornam uma conversa de happy hour um tanto quanto divertida, como uma preparação para site que apresenta os significados dos sonhos ao invés de apenas ficar viajando em sua mente. 

Outras vezes, os sonhos são apenas uma representação do que acontece enquanto você está acordado, o que não é realmente tão excitante para recontar. Mas o que significa se seus sonhos tendem a ser realmente enfadonhos ou literais?

Entendendo o processo de sonhos

Primeiro, é útil entender alguns fatores externos que poderiam causar sonhos interessantes. Por exemplo, se você estiver tomando certos medicamentos (como antidepressivos, beta bloqueadores ou medicamentos para a pressão arterial), os medicamentos podem tornar seus sonhos mais vívidos, principalmente exercendo influencia durante a pandemia. Mas, caso contrário, seus sonhos provavelmente se baseiam no que aconteceu com você durante o dia.

Qualquer evento estressante no qual a pessoa esteja pensando imediatamente antes de adormecer terá um efeito sobre o conteúdo. Portanto, se você adormece com o pensamento de que como seu colega de quarto nunca leva o lixo para fora, você pode ter um sonho sobre seu colega de quarto não levar o lixo para fora.

Se você for tiver o problema de acordar todo o tempo, você pode ter internalizado alguma ansiedade sobre isso e ter um sonho de que você acordou, tomou um banho e depois se preparou para ir, como é o caso de sonhar com cabelo caindo, visto que seu cabelo no dia a dia está caindo muito. 

Sonhos mudanos e diários

Qualquer sonho mundano, que lhe desperta dúvidas – mas a história que conta é que você está, ou deveria estar, dando prioridade à sua rotina matinal.

Algumas pessoas apenas tendem a absorver ou se agarrar a mais conteúdos durante o dia que reaparece em seus sonhos, como quando estão às vésperas do casamento e não se para de pensar em sonhos de noivas, por exemplo. Às vezes pode levar dias para que estes eventos apareçam em um sonho, que é um fenômeno que os pesquisadores chamam de “atraso no sonho”. 

Os alimentos que você comeu no jantar ou antes de dormir podem contribuir para o quão bem você se lembra de seus sonhos, diz ele. Mas, além destas teorias, não se entende bem por que sonhamos com o que sonhamos, ou por que certas coisas surgem quando surgem.

A fase do sono em que você está pode ter algo a ver com seus sonhos, e as pessoas tendem a sonhar mais durante o sono de movimento rápido dos olhos (REM), a fase do sono quando seu cérebro está muito desperto. 

Sonhar durante o REM é uma espécie de uma maneira de seu cérebro descobrir o que lembrar e arquivar no canal mental, e o que deve ser esquecido. 

É por isso que os sonhos tendem a ser misturados às vezes, mas também tão literais – são realmente maneiras de consolidarmos emoções e memórias, e de descobrirmos o que lembrar e o que esquecer. Acordar durante o sono REM pode fazer seu sonho parecer ainda mais realista, por isso, tenha cuidado e atenção.

 

 

Uncategorized