O vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, mais conhecido como vestibular ITA 2021, é um dos mais concorridos do Brasil. Todos os anos atrai milhares de candidatos até a cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo, onde acontece o exame.

O ITA, criado em 1950 e considerado mundialmente como centro de referência em ensino de engenharia no Brasil, é uma universidade pública associada ao Comando da Aeronáutica. Seu vestibular é anual e oferece cursos de graduação em Engenharia, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Tem interesse em participar da edição de 2021? Então você deve ficar atento às datas de inscrição, que ainda não foram divulgadas, mas ficam abertas no segundo semestre do ano.

1. O que é preciso para se inscrever no vestibular ITA 2021?

Como este exame é a única forma de ingressar  no instituto, é necessário que o estudante já tenha concluído o ensino médio, e,  diferente de outros vestibulares no território brasileiro, este conta com uma idade mínima para participação; o candidato deve ter no mínimo 23 anos, completados até o dia 31 de Dezembro de 2020.

2. Quais cursos são ofertados no instituto tecnológico da Aeronáutica?

A instituição é tradicionalmente voltada para os cursos de engenharia, sendo eles:

  • Engenharia Aeronáutica;
  • Engenharia Eletrônica;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia da Computação;
  • Engenharia Aeroespacial.

Todos os cursos têm ligação com a aeronáutica, e, como em outras universidades, os cursos têm duração de cinco anos. A grade curricular durante os dois primeiros anos é a mesma para todos, com matérias-base necessárias para todas as Engenharias,  como cálculo, física, estatística e introdução à engenharia ambiental.

3. Como se inscrever?

A inscrição é feita através do site do próprio ITA, onde deve ser preenchido o cadastro oficial com seus dados pessoais e preferência de curso. Ao fim da inscrição é gerado um boleto para pagamento no valor de R$ 140, ainda a ser confirmado pela instituição.

Solicitações de isenção ou desconto na inscrição são possíveis para os estudantes que cursaram o ensino médio completamente em escola pública ou para os estudantes que estudaram em escola particupal com bolsa integral, e que possam comprovar que renda familiar fica em torno de um salário mínimo e meio ou menos.

4. Como funciona o vestibular?

O processo possui duas etapas que acontecem em datas diferentes. A primeira fase do exame, que acontece no dia 22 de novembro de 2020, conta com uma prova de 60 questões que abordam as matérias de matemática, química   física, inglês e português. Para serem aprovados,  os candidatos devem alcançar a média igual ou maior a 5.

Já a segunda fase é um pouco mais complexa e longa. Ela é dividida em duas datas distintas, dias 8 e 9 de novembro, e aborda questões dissertativas sobre  as matérias de matemática, física e química, além de contar com a dissertação. Para o ano de 2021 serão ofertadas 150 vagas, 31 delas para candidatos interessados na carreira militar. 

O aluno que ingressar no ITA, irá receber uma bolsa de estudos durante a toda a graduação, o que cobrirá as despesas com ensino e alimentação. É possível também residir no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), porém fica a critério do aluno.

Uncategorized