Os óleos vegetais têm sido utilizados para as doenças da pele e da saúde desde os tempos antigos. Nós usamos muitos destes óleos naturais hoje, mas ao contrário dos egípcios, também podemos encontrar estes óleos benéficos em uma variedade de produtos de beleza em praticamente todos os corredores de cuidados de pele lá fora.
Estes produtos de beleza e as tendências que os precedem vêm e vão como uma pena no vento. O que resta, no entanto, são os óleos vegetais e os benefícios que eles desbloqueiam. Um destes óleos duradouros é o óleo de rícino. Quando você aprende dos benefícios da beleza que fornece, não é nenhuma surpresa que este óleo de planta-based ainda é usado amplamente hoje.
O que é e para que serve o óleo de rícino
O óleo de rícino vem da planta de rícino, ou Ricinus communis, que é nativo da Índia, embora agora seja cultivado em outras partes do mundo. As sementes de uma planta de rícino, também chamada de grãos de rícino, contêm entre 40% e 60% de óleo.
Óleo de rícino é um líquido incolor a amarelo pálido que é produzido pela prensagem das sementes maduras da planta de rícino. Antes de começar a prensagem, o revestimento exterior, ou casco, da semente é removido – e por uma boa razão! O casco contém um veneno mortal chamado rícino, que foi testado como um agente de guerra química. De certa forma, o óleo de rícino é muito parecido com uma amêijoa – a concha exterior não é tão glamourosa, mas a pérola interior é preciosa.
Óleo de rícino é um remédio de beleza que tem sido usado por séculos. Na verdade, civilizações antigas, como os primeiros egípcios, persas e chineses estimaram a planta castor para sua variedade de usos. Era comumente usado para abastecer lâmpadas e tratar doenças de pele.
É classificado como um tipo de ácido gordo triglicérido. O ácido ricinoleico representa 90% do seu teor de ácidos gordos. Não sabes o que é ácido ricinoleico? É um raro, insaturado ácido gordo ómega-9 e ácido hidroxilado-o que significa que ajuda a proteger a pele contra bactérias invasoras e vírus.
Além disso, o óleo de rícino também contém sais úteis e ésteres que ajudam a proteger e condicionar a pele. É também elevada em vitamina E, ácidos gordos ômega 6, minerais e proteínas benéficas. Não admira que esteja em tantos produtos naturais para a beleza e cabelo!